ArtigosThe Sims 5

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

Ideias sobre como o sistema de personalidade do The Sims 5 poderia ser.

Muitas pessoas sempre me pedem para que eu faça um artigo contando um pouco sobre a minha ideia de como poderia ser o The Sims 5. O que haveria de realmente novo, quais recursos poderiam ser aprimorados, quais coisas podem ser reaproveitadas de versões anteriores? Eis a questão.

Falar de uma nova geração, ainda mais quando não há nenhum sinal realmente forte de que ela esteja chegando, é sempre um processo muito complicado, e isso fica ainda pior quando levamos em consideração o fato de que quatro jogos principais já foram lançados, o que torna ainda mais complexo de entender qual seria direção que os produtores da Maxis poderiam ir em um quinto jogo.

Ainda assim, vamos botar a cabeça para funcionar, liberar um pouco de criatividade e ideias loucas, e criar ideias sobre o que o futuro poderia nos reservar. Portanto, hoje daremos início a uma série de artigos que abordarão potenciais ideias de recursos que poderiam chegar com o The Sims 5.

Como Poderia Ser o Sistema de Personalidade do The Sims 5

O Conceito dos Sims e suas vidas 

  • O conceito básico The Sims 1 girava quase que exclusivamente em torno das necessidades dos Sims. Boa parte do jogo era sobre saciar a fome, a diversão, o banheiro, e a pior, a necessidade do conforto, a mais inútil e chata de todas.
  • Já o The Sims 2, aprimorou o sistema de personalidade e profundidade dos Sims, tornando-os mais carismáticos e sensitivos. O sistema de aspirações, que definiam parte do enredo da vida dos seres virtuais, forneciam os primeiros objetivos e influências de comportamento, enquanto os desejos e temores alimentavam o sentimento de conquistas e fracassos individuais.

  • O The Sims 3 foi um pouco mais além, pois embora as aspirações do The Sims 2 tenham sido removidas, em seu lugar chegaram os desejos de toda a vida, que definiam parte da história a longo prazo de cada sim, e influenciava diretamente parte de seus potenciais desejos que poderiam ser escolhidos pelos jogadores, pois ao contrário do The Sims 2, aqui eles são totalmente facultativos. Outro recurso importante da terceira geração foram os traços de personalidade, que tornaram a mente e alma dos Sims mais complexa e única, tendo enorme influência nas ações e animações de comportamento. E por fim, e não menos importante, os modificadores de humor, presentes no modo simulação, serviam para indicar aos jogadores o que os Sims sentiam e pensavam sobre determinadas situações que os envolviam vidas cotidianas.
  • No The Sims 4, as aspirações retornaram e receberam ramificações relacionadas à suas propostas principais, por exemplo, um sim que ama a natureza pode ter uma ramificação relacionada a ecologia. Além disso, a possibilidade de alterar as aspirações a qualquer momento (ao contrário do The Sims 3, que por muito tempo manteve seus desejos de toda a vida totalmente invioláveis e imutáveis) mostrou aos jogadores algo que realmente acontece na vida real, que é a mudança de interesses por parte de um indivíduo. Embora os modificadores de humor e traços de personalidade tenham permanecido essencialmente os mesmos (há quem acuse os traços de personalidade do The Sims 4 de não serem tão bons ou influentes como no The Sims 3, agora os Sims também possuem emoções, um novo sistema de sentimentos e sensações que se reflete não somente nas expressões faciais e corpóreas dos Sims, como também em suas interações, que se potencializam ou enfraquecem dependendo do estado emocional dos Sims.

A Personalidade no The Sims 5

Na minha opinião, o sistema de personalidade deveria ser completamente revisado para a quinta geração. Ao invés de estarmos limitados a escolha de apenas 5 traços de personalidade únicos, os quais geralmente são imutáveis, permanecendo os mesmos até o fim da vida dos Sims, o jogo poderia adicionar um sistema de personalidade dinâmico, onde se aproveita um pouco de todos os traços de personalidade disponíveis no jogo, só que em níveis de intensidade diferentes, permitindo uma abrangência maior no aproveitamento de diversos aspectos de jogabilidade.

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

A teia de personalidade (não necessariamente igual, e muito mais intuitiva e abrangente que a imagem de exemplo acima), permitiria com que os Sims estivessem sujeitos a influência de todos os tipos de personalidade existentes no jogo, só que em níveis de intensidade variáveis. Já imaginou um sim extrovertido, mas com leves características de timidez?

Conforme a simulação progride, e acontecem situações específicas na vida dos Sims, as quais poderiam ser ou não ligadas decisões foram tomadas pelo jogador, a teia de personalidade passaria por um processo gradativo de mutação, em que os níveis de intensidade de determinadas características ligadas à personalidade mudassem aos poucos, dando aos Sims novos traços comportamentais.

Por exemplo, digamos que você tenha criado um sim bondoso. Quando ele for adicionado em uma casa, ele poderá realizar diversas interações subordinadas à bondade, pois foi assim que você o idealizou inicialmente. Se durante a simulação com este sim, você não praticar atos relacionados à bondade, sua teia de personalidade permanecerá em estado neutro, o que significa que ela não está em processo de mutação.

Agora, se você (jogador) decidir que chegou o momento de utilizar interações de cunho maldoso, a teia de personalidade dará início ao processo de mutação, realizando suas primeiras e singelas mudanças, fazendo o nível de bondade do sim decair, reduzindo a gama de interações bondosas, a medida as primeiras interações mais cimolexidas ligadas à maldade começam a surgir. A constante prática da maldade levaria o sim a perder todo o seu potencial de bondade, enquanto suas características de psicopata se tornassem cada vez mais salientes.

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

A teia de personalidade permitiria que os jogadores desfrutassem melhor dos variados estilos de comportamentos existentes disponíveis no jogo, além de oferecer uma visão um pouco mais realista do que é ser humano, tendo em vista que qualquer pessoa está sujeita a mudar, seja para o bem ou para o mal.

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

  • As Novas Emoções 

As emoções foram o grande carro chefe do The Sims 4 na época em que o jogo estava sendo divulgado. Acabou que o sistema supostamente revolucionário prometeu muito, cumpriu pouco. As emoções foram deixadas de lado e receberam pouco investimento desde o lançamento do jogo básico em 2014. Embora sejam importantes, principalmente para entregar expressões faciais características aos SIMS quando estão tristes, felizes ou nervosos, e potencializar suas interações, não há a mínima necessidade de que sejam mostradas diretamente em um menu do próprio jogo.

Talvez não seja de todo o interesse saber se o nosso sim está feliz, ou se está triste. Quando o jogo entrega demais as informações aos jogadores, muito do fator surpresa acaba sendo perdido.

Se as emoções fossem ocultadas, os jogadores estariam mais propensos a observarem melhor os seus Sims, a tentarem entendê-los, buscarem pela fonte dos problemas. Seria muito divertido buscar pela melhoria do humor de um querido sim, arriscar uma atitude, errar, e as coisas se tornarem um desastre depressivo ainda maior.

  • Novo Sistema de Percepção

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

Quantas vezes você já não se deparou com aquela situação em que seu sim está próximo de várias outras pessoas, mas ao mesmo tempo, para ele, é como se não houvesse ninguém? Esse é um cenário recorrente na franquia The Sims há muitos anos, desde o primeiro jogo. As reações reais, infelizmente, quase sempre apenas estão reservadas a incêndios, brigas entre sims, morte e ciúmes (sendo este último nem sempre uma realidade, especialmente no The Sims 4).

Chegou a hora dos Sims realmente perceberem as coisas que acontecem ao seu redor, e também terem maior consciência do local onde se encontram.

Os Sims precisam ter o mínimo de noção para discernirem que quando estão dentro de um banheiro, é preciso tratá-lo como tal, e não como um point de festa, ou local para lavar os pratos da louça suja (ninguém aguenta mais).

Se um grupo de Sims vão a um parque, eles precisam ter a percepção de que não estão sozinhos por ali, precisam indicar que possuem uma maior consciência do coletivo, que entendem que há outros SIMS aproveitando o ar livre nos arredores.

Os Sims precisam notar quando há outros vestindo roupas incomuns, fantasias, qualquer coisa que fuja de sua visão de normalidade. Precisam sentir que a vida não se resume apenas em suas próprias vidas.

O sistema de percepção seria algo com um enorme grau de influência em cada aspecto da vida dos Sims, fazendo com que enxergassem melhor o que está próximo e o que está distante, e consequentemente, isso acabaria por ser processado a rigor por seus respectivos traços de personalidade, tanto por aqueles que estão em níveis de intensidade maiores na teia de personalidade, quanto por aqueles em níveis de intensidade menores. Depois, novas interações com base em suas próprias conclusões sobre cada evento seriam disponibilizadas.

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

A percepção também seria essencial para definir a reação imediata de um sim sobre certos momentos de viés catastrófico. Imagine se, de repente, uma sim pega o seu próprio marido a traindo com a empregada de casa? A sim reagiria a altura, de forma incontestável, com animações consistentes (de acordo com as características estabelecidas em sua teia de personalidade), e agiria a pulso firme (ou não). O relacionamento entre ambos ficaria tão abalado que absolutamente nenhuma interação amigável, divertida ou engraçada, conseguiria estimular um perdão a curto prazo, ao contrário, o ódio apenas iria aumentar, princioaemte em caso de insistência.

Os sentimentos de luto, tristeza, impotência, fracasso, frustração, inabilidade, raiva, insatisfação e medo, teriam maior duração e impacto psicológico sobre os Sims, durando por dias, senão semanas, tudo graças a percepção.

  • Sistema de Lembranças Aprimoradas

As lembranças aprimoradas seria um sistema similar ao sistema de lembranças do The Sims 2, que registra os eventos importantes da vida dos Sims. A diferença é que as lembranças desempenharam um papel mais importante no The Sims 5, possibilitando aos Sims a se lembrarem aleatoriamente de acontecimentos ocorridos em suas vidas, sejam eles felizes, divertidos, alegres, tristes ou ruins, e então obterem variações de humor e animações correspondentes a partir do momento em que foram recordada. Quanto mais marcante uma lembrança for, mais chances ela tem de ser revivida.

As lembranças tristes e ruins teriam uma característica diferente das demais lembranças. Estas, teriam uma espécie de “medidor de superação”, que indica o quanto um sim conseguiu seguir em frente e superar aquela memória difícil. Sims que ainda sofressem com memórias do passado estariam mais propensos a terem variações de humor negativas.

Lembranças ruins as quais foram superadas ainda poderiam ser relembradas por Sims que já conseguiram superá-las, mas sem trazer grandes impactos de luto, frustração ou tristeza. As vantagens da maturidade e força interna.

  • A Volta dos Desejos e Temores

The Sims 5: O Novo Sistema de Personalidade

Desejos e temores era um dos sistemas mais divertidos do The Sims 2. Os Sims deveriam realizar certas metas para que seus medidores de aspirações se elevassem, de modo a realizarem com maior sucesso uma série de atividades específicas. Caso uma quantidade insarisfatoria de desejos fosse cumprida, os Sims eventualmente entravam na chamada “falha de aspiração”, um estado de loucura temporária e que suas mentes deixam de funcionar adequadamente.

Relembre as Falhas de Aspiração do The Sims 2

No The Sims 5, os desejos e temores deveriam funcionar como uma extensão da teia de personalidade, e também dos modificadores de humor. Mais detalhes abaixo:

– Teia de Personalidade

Dependendo dos desejos ou temores atingidos, a teia de personalidade mudaria, alterando as características comportamentais dos Sims. Digamos que um sim tem medo de lidar com alguma experiência sobrenatural, mas ele acaba testemunhando a aparição assustadora de um fantasma. Quando o temor se cumprir, a teia de personalidade, passará por uma alteração drástica, e a característica “Medo de Fantasmas” subiria de alguns graus no nível de intensidade, agregando ao Sim um maior medo de coisas do “além”.

– Modificadores de Humor

Ainda no sim que testemunhou a aparição assustadora de um fantasma, pelo fato dessa situação ser parte de seus temores, isso fez com que ele ganhasse modificadores de humor muito mais potentes do que teria ganho caso o evento assustador relacionado a aparição fantasma não fosse um de seus medos.

E assim concluímos a primeira parte da sessão de “Ideias para o The Sims”. Caso você tenha mais ideias para o sistema de personalidade do jogo, não deixe de comentar.

SimsTime

Como editor do SimsTime, o meu trabalho por aqui é trazer diariamente notícias, novidades e informações relacionadas ao mundo Simmer, mantendo todos sempre bem informados!

9 Comentários

  1. Queria que a EA lesse o seu post e fizesse o TS5 exatamente igual ao que você descreveu. A única parte que, para mim, não seria muito legal é a que você colocou que os sims iriam ficar semanas ou mesmo meses tristes caso os parentes morressem, tipo, seria bem realista, mas para um jogo, onde tudo passa muito rápido, onde em uma semana as estações já podem mudar completamente, isso seria um exagero, sei lá, mas de resto achei tudo perfeito! Você pegou todos os pontos que mais gostei em todos os TS e melhorou… PERFECT!

  2. Excelente matéria, acho que vocês encontraram o ponto certo em questão das personalidades dos sims. Essa ideia da “teia” de personalidade torna as caracteristicas dos sims muito mais dinâmicas.

  3. Sim siiim, essa teia de personalidade sempre foi algo na minha mente. Eu odeio ter que escolher se o meu sim vai ser ciumento ou não e quando eu escolho esse traço, ele é ciumento com literalmente todo mundo, é um saco. Seria muito melhor se eu pudesse escolher a intensidade do ciúme. Com isso ele poderia ter reações diferentes em diferentes situações a depender da intensidade que eu escolhi.

  4. Eu queria que a EA no próximo the Sims tirasse a característica cartoonizada,e deixasse os cílios mais reais assim como era no ts3,o ts3 foi uma revolução incrível mas o the Sims 4 deu vários passos pra trás,adicionando expansões inúteis e repicadas,a EA está errando mais que acertando no ts4.

  5. Não sei se curti muito a ideia das reações duradouras, mas uma coisa que eu adoraria é que a EA fizesse os Sims um pouco menos dependentes do computador. Nunca coloquei traços ligados a computador neles, mas eles sempre acabam passando tempo demais ali. Eu acabei tirando os computadores de todas as casas porque não aguento mais hahhaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo