The Sims 4Tutoriais

Como Corrigir o Erro Last Exception do The Sims 4

Entenda o que é o erro mais comum do The Sims 4 e como consertá-lo.

Se você joga The Sims 4 e utiliza mods como MC Command Center, Whicked Whims ou outros com funções avançadas, você já deve ter se deparado eventualmente com uma janela de texto laranja que leva em seu título a palavra “Last Exception” que indica erro. Essa janela geralmente aparece uma vez ou outra, mas as vezes pode aparecer milhares de vezes ao ponto de incomodar muito.
Hoje nós iremos explicar de forma simples e didática o que é esse erro, qual é a sua origem, e como corrigi-lo.

O Que É o Erro Last Exception

A primeira coisa que você precisa saber é que o Last Exception não é um erro, mas sim um registro. Sempre quando o The Sims 4 tem alguma falha interna, o jogo gera automaticamente gera um “log”, que é um arquivo de registro da falha que aconteceu. Esses logs de registros podem ser encontrados dentro da pasta do jogo, e possuem nomes como: lastException e lastUIException.

Mods como MC Command Center e Whicked Whims são capazes de avisar ao jogador sempre que o jogo gerar algum registro de falha, o qual foi causado por algum problema que está acontecendo. Ou seja, o The Sims 4 gera arquivos de erros, e os mods citados acima avisam você em tempo real quando esses registros de falhas aconteceram.

Como Corrigir o Erro Last Exception do The Sims 4
Exemplo de aviso de falha fornecido pelo MC Command Center

O Que Causa o Last Exception

A maior parte dos lastExceptions são causados por mods ou conteúdos personalizados que estejam quebrados, desatualizados, não compatíveis com a versão atual do jogo. É comum em época de atualização de jogo muitas pessoas que utilizam mods reclamarem estão dando problemas no The Sims 4. Isso acontece porque o jogo foi atualizado, e o mod ou os mods não estão mais 100% compatíveis com o jogo, o que pode gerar problemas.

Conteúdos Personalizados não costumam fazer com que o jogo sofra com erros com tanta frequência como mods, é raro algo do tipo acontecer. Mas se por um acaso o The Sims 4 faça alguma mudança drástica na forma como um objeto funciona, é muito provável que certos cps parem de funcionar ou cause erros.

Se o jogo conseguir ser executado com um mod que não está totalmente compatível ou funcional com a atualização mais recente do The Sims 4, existe a chance desse mod começar a gerar falhas dentro do jogo. O The Sims 4 irá sentir essa falha e começará a gerar registros de falhas com todas as informações referentes ao que está acontecendo.

Se você estiver usando mods como MC Command Center ou Whicked Whims, o jogo avisará você em tempo real sobre a falha. E se você insistir em continuar jogando o The Sims 4 mesmo assim, você com certeza verá a mensagem de erro aparecer novamente, e sua frequência de aparição pode variar de poucas, para muitas vezes.

A frequência de vezes que a mensagem de erro aparece no seu jogo pode determinar a gravidade da falha. Se você estiver recebendo a mensagem de erro de forma constante e frenética, tenha certeza que algo está muito errado com o seu jogo.

Devo Temer Mensagens de Erro Last Exceptions?

Não. Você na verdade tem que agradecer. Essas mensagens aparecem para alertá-lo que algo está errado. E como em 98% dos alertas de erro acontecem devido a Mods ou Conteúdos Personalizados incompatíveis, dar um fim neste erro pode ser uma tarefa relativamente simples.

Como Resolver o Erro de Last Exception

Como foi dito anteriormente, alertas de Last Exceptions são causados por erros gerados por mods ou conteúdos personalizados incompatíveis, então será necessário você remover o mod causador do problema e substituí-lo por uma versão que seja compatível.

O SimsTime indica o médoto “tira, bota e executa” para resolver as falhas do jogo, e funciona da seguinte forma:

Digamos que você está no seu jogo, e a mensagem de alerta lastException começa a aparecer loucamente. A partir daí, você já sabe que algo está errado. Tendo isso em mente, siga os seguintes passos:

1. Feche o The Sims 4, vá até a pasta mods, e retire todos os arquivos de lá de dentro (com exceção do MC Command Center ou outro mod que avise o jogador sobre erros lastExceptions, esses precisam permanecer dentro da pasta mods).

2. Feito isso, execute o seu jogo novamente e espere um tempo, se por um acaso as mensagens de falhas pararem de aparecer, é porque com certeza algum mod ou conteúdo personalizado é a causa do problema.

3. Feche o jogo novamente, vá até o local onde você colocou os seus arquivos e mods e cps, e adicione eles novamente a pasta mods do seu jogo, só que AOS POUCOS, e inicie o seu jogo para testar.

Exemplo: Tenho 100 arquivos de mods/conteúdos personalizados, dividi em quatro grupos de 25 arquivos. Adicione o primeiro lote de 25 arquivos dentro da sua pasta mods, e execute o jogo jogo. Se não houver erros, adicione mais 25 arquivos e execute novamente o The Sims 4. Repita o processo até você descobrir em qual lote de arquivos está o arquivo que está causando o erro. Tendo descoberto o lote de arquivos em que o problema apareceu, retire todos os mods e conteúdos personalizados da sua pasta mods, mas tenha o cuidado de não perder o lote de arquivos onde o mod que causa o problema está.

4. Agora, com o lote de arquivos problemático em mãos, você deverá agir para saber qual é exatamente o arquivo que está causando a falha.

Exemplo: sabemos que o lote problemático tem 25 arquivos, então vamos dividir esse lote em pequenos lotes de 5 arquivos cada, e vamos testar o jogo várias vezes com esses pequenos lotes de 5 arquivos. Repita o processo até descobrir qual é o lote com o problema, e vá reduzindo a quantidade de arquivos e testando até você conseguir descobrir de uma vez qual é o Mod ou Conteúdo Personalizado em específico que está com problema.

Com o mod problemático finalmente identificado, bastá remove-lo, ou buscar por uma versão compatível do mesmo.

Método Prático Mas Nem Sempre Eficaz

Existe um mod que se chama “Better Exceptions” e ele não só avisa diretamente dentro do jogo quando algum problema acontece, como também mostra exatamente qual é o mod ou conteúdo personalizado que está causando erros.

Você pode saber mais sobre esse mod clicando aqui, mas é importante notar que nem sempre ele conseguirá mostrar ao jogador exatamente o que está dando problema.

Tags

SimsTime

Depois de surfar uma onda de plumbobs e conversar com uma lhama no ShangSimla, este que vos fala está mais do que preparado para mantê-los informados sobre todas as novidades do mundo Simmer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar