EspeculaçõesThe Sims 5

The Sims 5: Quando Será Lançado?

Quinta geração do The Sims pode não demorar muito para chegar.

Em setembro de 2020 completará 6 anos desde que o The Sims 4 foi lançado. Isso coloca a quarta geração do jogo como a mais longa da história uma vez que o tempo médio de vida do The Sims 2 e The Sims 3 foi de 4,5 a 5 anos de duração.

Ainda que estejamos prestes a completar 6 anos de The Sims 4, a Maxis (estúdio que desenvolve o jogo) não tem dado qualquer sinal de que a quarta geração está chegando ao seu ciclo final de vida, muito pelo contrário, os desenvolvedores estão adotando fortemente a postura de que ainda há muito por vir, e que o desenvolvimento do jogo continua a todo vapor, sendo que o maior exemplo disso foi durante a última transmissão ao vivo do The Sims 4, em que o produtor SimGuruNinja disse em alto e bom bom para todos que assistiam:

“E por favor, não se preocupem em dar suas opiniões a respeito do jogo, nada do que vocês disserem fará com que paremos com o desenvolvimento dele, mas tudo o que vocês disserem influenciará em como ele irá progredir”SimGuruNinja

Você pode ver o momento exato em que ele fez esta citação clicando aqui.

Este tipo de citação sinaliza que a Maxis continua demonstrando o fôlego da quarta geração através de lançamentos contínuos ao longo dos anos, o que vai totalmente ao encontro dos relatórios financeiros divulgados pela EA, que comprovavam que tanto as vendas, quanto o público do The Sims 4 continuam crescendo a cada novo lançamento. Só para se ter uma ideia, o número de jogadores logados em modo online no Origin enquanto jogam o The Sims 4 triplicou nos últimos 4 anos.

Recentemente, nós do SimsTime tomamos a liberdade de tentar prever quantos pacotes do The Sims 4 restavam até que eventualmente o The Sims 5 fosse anunciado oficialmente, e chegamos a conclusão de que o jogo poderia receber no máximo mais 4 Pacotes de Expansão, 4 Pacotes de Jogo e talvez 4 Coleções de Objetos que seriam lançados entre os anos de 2020 e 2021, sendo este último ano o momento do grande anúncio da quinta geração, com lançamento agendado para 2022.

Num primeiro momento, é difícil pensar os motivos que fizeram com que o The Sims 4 se tornasse a geração de maior duração, ainda mais quando levamos em conta o fato de que o jogo esteve em volta de polêmicas e controvérsias desde o dia de seu lançamento, tudo por conta de diversos recursos considerados essenciais pela comunidade, e que simplesmente não estavam presentes no jogo base.

Depois, percebemos que a estratégia da EA em lançar o The Sims 4 como um serviço ao vivo, com atualizações mensais, fez com que boa parte da comunidade engajada e sempre a espera por melhorias, o que justifica um período de vida maior, ainda que com lançamentos menos frequentes em determinados períodos quando comparados às gerações anteriores.

Outra coisa que merece ser destacada também é o fato de que, ao contrário do The Sims 2 e The Sims 3, que tiveram o seu desenvolvimento iniciado assim que seus antecessores foram lançamentos, o desenvolvimento do The Sims 5 não começou assim que o The Sims 4 saiu oficialmente, e muito provavelmente isso aconteceu devido a todos os problemas que o The Sims 4 se envolveu ainda antes de ser lançado.

Não, o The Sims 4 não teve um lançamento de sucesso como o The Sims 3. A falta de recursos foi decisiva para que muitos jogadores deixassem de comprar o jogo no lançamento, e isso obviamente criou grandes instabilidades para a continuidade da franquia no estúdio da Maxis, e como todos sabemos, tudo gira em torno de dinheiro.

Em 2014, um dos principais produtores do The Sims 4, Grant Rodiek, deu a seguinte declaração no Fórum Oficial do Jogo, quando ele estava prestes a ser lançado:

Se o The Sims 4 não for um sucesso, não haverá The Sims 5.SimGuruGrant

Obviamente, tal declaração acabou pegando muito mal e o comentário acabou sendo deletado pouco tempo depois, mas foi uma rápida expressão sincera de um produtor que estava ciente de que as coisas não andavam nada boas para o The Sims 4 na época.

Tendo em vista um jogo nitidamente quebrado, o estúdio da Maxis começou a trabalhar em atualizações e pacotes para que o jogo fosse complementado e atraísse a maior quantidade de jogadores possível, algo que foi construído ao longo do tempo e que acabou dando certo, pois o número de vendas aumentou e a base de jogadores também cresceu.

Diante dos bons resultados financeiros e também de público que o The Sims 4 passou a apresentar, a EA deu carta branca para que o desenvolvimento do The Sims 5 pudesse ser iniciado, e no final de 2018 os primeiros sinais da quinta geração começaram a surgir, e foi quando a Maxis liberou uma vaga de emprego para o desenvolvimento de um jogo Triple A, nomenclatura no mundo dos games que significa “Jogo de Alto Orçamento”, e que se tratando de The Sims, apenas poderia ser um novo jogo base. Clique aqui para ler a notícia da época.

Se levarmos em conta que o desenvolvimento de um novo jogo base leva em média quatro anos e meio, e o desenvolvimento do The Sims 5 certamente tenha começado em 2018, podemos concluir que: 2018/2019/2020/2021 – (anúncio The Sims 5) e 2022 (lançamento The Sims 5). O cronograma bate corretamente com as informações que temos atualmente, e também com o tempo de desenvolvimento que as outras bases também tiveram.

Isso significa que o The Sims 5 realmente será lançado em algum momento de 2022? Se formos pela mais pura lógica, considerando os períodos de desenvolvimento e também a fase atual do The Sims 4, sim, teremos o The Sims 5 apenas em 2022, mas isso não significa que os produtores não possam nos surpreender e anunciá-lo mais cedo, afinal, não há nenhuma certeza por parte da comunidade sobre quando, exatamente, o The Sims 5 começou de fato a ser feito.

Enquanto isso, aproveitamos mais um ano de The Sims 4 com lançamentos quase que imprevisíveis, e eu disse quase, pois a única certeza que temos até o momento é que no dia 21 de janeiro será lançado o The Sims 4 Vida Compacta, e em algum momento mais a frente teremos também a Coleção de Objetos de Tricô, que está em fase atual de vota pela comunidade.

Tags

SimsTime

Depois de surfar uma onda de plumbobs e conversar com uma lhama no ShangSimla, este que vos fala está mais do que preparado para mantê-los informados sobre todas as novidades do mundo Simmer.

4 Comentários

  1. Olha, sinceramente, na minha humilde opinião, The Sims 4 já deu o que tinha que dar há muito tempo. Sou fã da série desde 2003, tenho os jogos e não há comparação entre o salto que foi do 1 pro 2 e do 2 pro 3 comparado ao Sims 4. A quarta geração parece uma regressão em relação ao que tínhamos antes.
    O The Sims 5 deveria ser desenvolvido e finalizado o quanto antes pra ver se há um respiro na saga, novos ares.

  2. Nossa mais que triste… Você vai lá e compra o jogo, todos os pacotes também só pra lançar outro the Sims! Pra ter uma ideia, meu tio jogava the Sims 2, meu pai jogou o 3 e eu jogo o quatro!

  3. Adorei o TS1, joguei desde seu lançamento até o TS3. Pulei o 2 pois enjoava com as texturas. Agora não sei pq o TS 4 não consegue me conquistar, compro os pach, mas não jogo, só vejo as novidades, mas não consigo engatar um jogo legal. Acho que falta muita coisa, elevadores, paredes curvadas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar