ArtigosConteúdo PersonalizadoMods

The Sims: Qual é a diferença entre Mods e Conteúdo Personalizado

Explicamos as principais diferenças entre Mods (Modificações de Script) e CPS (Conteúdos Personalizados).

Uma dúvida que paira na mente de muitos Simmers iniciantes é: Qual é a diferença entre Mods e CPS (Conteúdo Personalizado)? E isso é muito normal, especialmente quando você é novato na franquia e tem interesse em adicionar em seu jogo novos conteúdos mas não sabe o que significa esses termos!
Então hoje, através deste post, nós do SimsTime vamos esclarecer quais são as diferenças e também quais deles são os mais pesados/perigosos!

Qual é a Diferença entre Mods e Conteúdos Personalizados

O que são Conteúdos Personalizados, popularmente chamados de “CPS”?

– Conteúdos personalizados (Custom Content em inglês) são conteúdos tangíveis, ou seja, coisas que você pode ver e manipular dentro do seu jogo. Por exemplo: cabelos, roupas, brincos, maquiagem, sapatos, sofás, quadros, pias, armários, mesas, televisões ou qualquer outro objeto. No The Sims 2, o tipo de arquivo para CPS estão no formato .package, no The Sims 3 existem os .package e Sims3Packs, já no The Sims 4 apenas são .package.

O que são Mods?

– Mods são, basicamente, modificações de jogo. Eles são arquivos que tem por função alterar a forma como o jogo se comporta ou funciona, e existem milhares deles, com diferentes tipos de funcionalidades. No The Sims 2 e The Sims 3, o tipo de arquivo para mods estão no formato .package (igual aos cps), já no The Sims 4 nós temos os mods em formato .package, .script e .pyo.

Como você pode ver, embora CPS e Mods tenham propósitos bastante diferentes, eles podem ter de vez em quando um formato em comum, que é o .package

Qual é mais pesado, conteúdo personalizado ou mods?

– Existem diversas formas de responder esta pergunta, mas vamos começar de um jeito simplificado. A grosso modo, conteúdos personalizados são mais pesados e influenciam de forma drástica no tempo de carregamento do jogo. Quanto mais conteúdos personalizados você possuir, mais lenta as telas de carregamento ficarão.

– Muitas vezes, um único arquivo de cabelo personalizado chega a alcançar o tamanho de até 10mbs, e isso se deve especialmente a textura do cabelo, que normalmente é feita em alta resolução. E o mesmo vale para objetos, que são materiais tridimensionais e que também possuem texturas (embora cabelos costumem ser o tipo de conteúdo com o maior número de mbs). Quanto mais mbs um determinado tipo de CP tiver, mais trabalho será para o seu jogo ler o conteúdo

– Geralmente, mods, em sua grande maioria, costumam pesar apenas alguns KB, especialmente aqueles em formato script e .pyo, isso signifca que mods são, em geral, muito menores do que conteúdos personalizados, e costumeiramente a diferença chega a ser discrepante. Só para vocês terem uma ideia, um dos membros da equipe do SimsTime possui mais de 50 arquivos de mods funcionando em seu jogo, e todos juntos somam no máximo 4,12MBS! Enquanto isso, o coleguinha Simmer ao lado possui cerca de 15 cabelos personalizados, e todos juntos chegam a casa de 150mbs.

50 arquivos de mods – 4,12MBS.
15 cps de cabelos – 150mb ou mais.

– É claro que também a quantidade de mbs depende muito da forma como o CP foi criado, levando em consideração sua quantidade de polígonos ou qualidade de textura. Pode ser que hajam cabelos que tenham uma quantidade de mbs maior, ou atpe menor, pois as coisas são um tanto quanto relativas no mundo dos conteúdos personalizados.

Já que mods costumam ser tão pequenos, posso encher o meu jogo com eles?

– De forma alguma! Embora mods costumem ter um tamanho de mbs muito menor que CPS, eles podem ocasionar erros e bugs em seu jogo com uma certa facilidade. Um dos problemas mais conhecidos é quando o jogo pára de funcionar, ou sequer consegue abrir por conta deles.

-É muito importante ter conhecimento da finalidade do mod e verificar se o mesmo é compatível com a versão atual do seu jogo. Se o mod é compatível com a versão atual do jogo, ele poderá funcionar sem problemas, mas se não for, ele simplesmente não irá funcionar, ou talvez ocorra algum problema mais grave. Outro fator importante aos utilizadores de mod é a questão de conflitos, pois as vezes alguns mods não se dão muito bem enquanto instalados ao mesmo tempo com outros, e normalmente isso acontece quando ambos modificam o mesmo tipo de código, e é aí que acontece o chamado conflito, fazendo com que nenhum dos dois funcione adequadamente pois um está interferindo no funcionamento do outro.

– Conteúdos personalizados não costumam dar com facilidade tantos erros quanto mos quando o jogo recebe uma nova atualização, mas é possível que aconteça. Por exemplo: No The Sims 3 Pets, todas as portas personalizadas pararam de funcionar, e isso aconteceu porque foi introduzido um novo tipo de portas para cavalos dentro do jogo, fazendo com que o código de todas as outras portas originais do jogo recebessem uma atualização,  e isso fez com que as portas personalizadas parassem de funcionar adequadamente e fosse necessário receberem uma atualização compatível com o novo código presente no jogo. No The Sims 4, após uma determinada atualização, as luzes do jogo receberam uma melhoria, e isso fez com que todas as luzes personalizadas dessem erro de script quando o jogador tentava colocá-las em suas casas (o problema pode ser corrigido utilizando o programa Sims4Studio). Por fim, mais recentemente, todos os sofás personalizados deixaram de funcionar também no The Sims 4, e isso aconteceu devido a atualização da expansão Gatos e Cães, que modificou a forma como os sofás funcionavam, de modo a permitir com que os animais subissem neles, o que exigiu que sofás personalizados recebessem atualizações (Sims 4 Studio pode resolver isso)

-Mods também podem influenciar o desempenho do jogo, isso porque as vezes alguns deles, quando não utilizados corretamente, acabam por gerar coisas que prejudicam a forma como o jogo está sendo executado.

Exemplo:

– Existe um mod que se chama Project More Sims, e com ele é possível definir uma quantidade personalizada de Sims que podem visitar determinados lotes em seu jogo, isso quer dizer que se você quiser que um certo lote receba até 50 sims, é totalmente possível! Porém, 50 Sims é um número muito alto em comparação ao valor máximo padrão que o jogo permite, que no caso, seriam 20 Sims. Se o seu computador não for potente o suficiente, o lote do seu jogo vai encher de Sims e tudo ficará lento, podendo até mesmo chegar ao ponto do jogo fechar sozinho.

-Até recentemente, o mod MC Command Center era o único capaz de definir a quantidade de Sims que um save do The Sims 4 poderia ter, havendo inclusive a possibilidade da quantia de sims ser ilimitada (na última atualização de jogo, o The Sims 4 deu o poder dos jogadores definir a quantidade populacional do jogo). O problema é que se você definir a quantidade ilimitada de Sims para o seu save, seu jogo irá ficar cada vez mais lento a medida em que novos Sims são criados, e quanto mais Sims existirem no seu jogo, mais lento ele ficará, especialmente as telas de carregamento.

Conclusão:

CPS são coisas tangíveis, Mods são coisas não tangíveis. Um adiciona conteúdos ao jogo, o outro modifica o funcionamento do jogo. CPS costumam afetar com maior facilidade a velocidade das telas de carregamento, e mods estão sujeitos a causarem erros, desde os simples aos mais graves, na forma como seu jogo funciona.

É importante saber utilizar mods e principalmente cps de forma balanceada, desta forma você poderá aproveitar o melhor dos dois mundos sem prejudicar o seu gameplay. Lembre-se sempre de tomar todos os cuidados necessários quando o jogo recebe atualizações, fique atento aos seus mods, verifique se continuam compatíveis, corra atrás das versões atualizadas, e aproveite!

Tags

SimsTime

Depois de surfar uma onda de plumbobs e conversar com uma lhama no ShangSimla, este que vos fala está mais do que preparado para mantê-los informados sobre todas as novidades do mundo Simmer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar